quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SER EMPREENDEDOR

Antes de começar a por uma ideia no papel e que se converta em realidade, devemos conhecer as características de todo empreendedor.

O conceito de empreendedor normalmente gera dúvidas para a maioria das pessoas. Quem é o empreendedor? Como ser um empreendedor? É possível encontrar muitas definições sobre o conceito de empreendedor. Com certeza existem certos aspectos comuns em todas elas. Um empreendedor “é aquela pessoa que tenha transformado uma ideia em um projeto concreto, que seja uma empresa com fins lucrativos ou uma organização social, que esta gerando algum tipo de inovação e principalmente empregos”.

Nem todos os empreendedores são iguais, sem dúvida podemos mencionar algumas características essenciais que todo empreendedor deve ter para alcançar seus objetivos:

• Dispor de grande energia: ao começar um projeto nos encontraremos com dificuldades. Para poder enfrentá-las e superá-las deve contar com suficiente energia física e mental, para não se deixar abater diante do primeiro obstáculo. A paixão com que realize o empreendimento será o motor que impulsiona os empreendedores para chegar à meta. Porém a energia que o empreendedor empregar tem que ser bem dosada, e ter ser capazes de saber onde, quando e como e com que intensidade utilizá-la. Por isso é muito importante assumir o comando fazendo cumprir três ações importantes: pedir, delegar e supervisar.

• Pensar como Empreendedor: é necessário assumir risos, lançar-se a aventura de percorrer caminhos inexplorados e encontrar ideias inovadoras. A criatividade, a inovação e originalidade se convertem em três componentes básicos na mente de um empreendedor, sem perder nosso sentido crítico que nos permita avaliar o desenvolvimento de nosso projeto e realizar as correções que sejam necessárias.

• Crer no próprio projeto: em muitos casos encontraram-se barreiras para levar adiante o projeto. A primeira barreira com que se encontra um empreendedor é a cultural, que está presente nas sociedades que não reconhecem ou celebram a figura do empreendedor. Estar convencido do projeto e de que é a forma de vida que querer seguir, pois provavelmente as críticas do próprio círculo social – família, amigos, colegas - seja a primeira criar obstáculo.

• Dedicar 100% do tempo, recursos e esforços: Em seu empreendimento, o empreendedor será seu próprio chefe e também o líder de sua equipe. Ninguém estará mais interessado do que o empreendedor de que seu próprio negócio funcione e atinja os objetivos. Portanto, o empreendedor terá que dedicar todo seu tempo, recursos, capacidade intelectual e esforços para seu empreendimento.

• Enfrentar desafios: é próprio do ser humano sentir estresse perante situações de mudança ou risco, que nem o entusiasmo, energia e interesse pelo novo, podem deixar de enfrentar situações que gerem ansiedade. O empreendedor deve estar preparado para não somente vencer os momentos de crises, organizar-se e ser personalidade flexível para garantir um resultado final de sucesso.

• Ver o fracasso como uma forma de aprendizagem até o êxito: a curva de aprendizagem de um empreendedor é bastante longa. Caem e voltam a levantar-se. Muitos empreendedores têm vivido vários fracassos empresariais antes de ser bem - sucedidos.

• Estabilidade nas relações pessoais: um empreendedor trabalha em equipe e devem estabelecer um clima de harmonia em suas relações pessoais, com seus companheiros de trabalho, seus fornecedores, seus clientes. Pelo que deverá mostrar boa disposição para trabalhar em conjunto e não desejar que o “ar se contamine” com as experiências falidas e fracassadas. Deve zelar por um espírito motivador entre todos os integrantes do projeto.

• Ser um hábil Comunicador: a comunicação eficaz é a base das boas relações e os negócios. Isto implica não somente expressar nossas ideias com clareza e objetividade, senão também saber escutar e não romper a cadeia da (retro)alimentação. A comunicação deve ser bilateral para que não se criem confusões, conflitos entre os integrantes da equipe que precisam sentir-se compreendidos e prestigiados. Isto permitirá ao empreendedor desfrutar de diferentes pontos de vista e opiniões, que o ajudará na escolha de que estratégia seguir.

• Possuir conhecimentos técnicos: o caminho que o empreendedor tomar para desenvolver o empreendimento tem que ser conhecido por todos os integrantes da equipe. Dever possuir conhecimento sobre o ramo de negócio e experiência necessários sobre o processo produtivo e os canais de comercialização. Não é prudente descartar o apoio de uma equipe de consultores, caso seja preciso.

Finalmente o empreendedor deve analisar quais são os recursos com os quais conta e reconhecer quais são seus pontos fortes e fracos, para saber que tipo capacitação ou a ajuda de consultores será necessário; considerando que o primeiro capital com que o empreendedor conta é ele mesmo. Somente assim estará preparado para tomar a decisão de ser 100% empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário