sábado, 25 de setembro de 2010

CARACTERÍSTCAS DO COMPOTAMENTO EMPREENDEDOR

CARACTERÍSTCAS DO COMPOTAMENTO EMPREENDEDOR
Apresentamos as cinco características que possui una pessoa inovadora; associação e questionamento são práticas de grandes personagens como Jeff Bezos da Amazon, gente como Jobs, Apple, são os nossos exemplos de como deve ser um inovador nato.
Podemos destacar o espírito inovador de Jobs no lançamento do produto mais sonhado de todos os tempos que é o novo iPad da Apple. Este evento despertou muitas polêmicas por suas características, e seguramente muitas reflexões entre executivos e empreendedores que se perguntam. Algum dia minha companhia pode chegar ao nível de inovação de Apple? Posso ser um inovador como Steve Jobs?
Professores de Harvard Business School e Insead realizaram um estudo publicado em dezembro de 2009, com 3000 executivos e 500 empreendedores, incluindo a personagens como Jeff Bezos, fundador da Amazon, Herb Kelleher co-fundador da Southwest Airlines; e Niklas Zennström co fundador da Skype, Joost, Atomico Kazaa. Neste estudo se identificaram 5 características que possui uma pessoa inovadora.
Associação. Capacidade para conectar temas, problemas e ideias que aparentemente não tem nenhuma relação entre si. Este método é conhecido como o "Efeito Medici" (nome dado devido a explosão criativa acontecida em Florência quando a família Medici reuniu a pessoas de diferentes disciplinas: filósofos, arquitetos, pintores, científicos, poetas, e escultores). O mesmo Steve Jobs tem dito que "a criatividade é una questão de conectar os pontos". Questionamento. Constantemente obsoleto o conhecimento com perguntas como "por quê não?" E sim...?". Uma simples forma de levar a diferentes soluções. Peter Drucker, escritor e consultor de negócios, disse a mais de 50 anos: "O importante e difícil não é encontrar as respostas adequadas, se não as perguntas adequadas".
Observação. Sabem identificar as necessidades de seus consumidores sem esperar os resultados de estudos de mercado. Observam os detalhes de como as pessoas falam, usam os produtos,los adaptam, o criam novas formas de resolver seus problemas.
Experimentam. Proativamente criam protótipos e lançamentos de programas piloto. Edison afirmava: "Não tinha falhado, só lhe encontrado 10,000 maneiras de que não funcionam". Uma das vantagens de esta época é que incluso cada vez mais consumidores participam nestas provas de produto, e \os desenvolvedores de software o sabem aproveitar. É muito comum instalar nosso computadores versões Beta, mientras os programadores registram como o usamos, que falhas têm e como melhorar-las para uma futura e melhorada versão.
Fazem redes. Se relacionam com pessoas que tem ideias e perspectivas diferentes. Assistem a conferências de tópicos que não necessariamente estão relacionados com seu negócio. Visitam outros países e fala\m com a gente sobre sua vida diária
Ser um excelente comunicador. De nada servem as boas ideias se não podem ser transmitidas aos tomadores de decisão na organização, nem a equipe encarregada de desenvolver o projeto, e muito menos se não se pode persuadir e despertar emoções nos consumidores. As apresentações de produto de Apple são memoráveis, não somente pelas características do produto, se não por o bem estimado carismático discurso de Jobs.
Não ter medo de errar. Aceitar os contratempos e negativas que surjam no processo como aprendizagens para aperfeiçoar o resultado final.
Paixão. Estar seguro que se está em um espaço que permite iniciar o dia com entusiasmo para atuar, e sentir ao final do dia que se fez algo grandioso.
Ter ao menos um par destas características em mente e praticar-las com freqüência, é um bom começo para que qualquer profissional ou equipe comece a desenvolver ideias que mudem processos e resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário